Search
Close this search box.

Vencendo a TPM através da alimentação

Definitivamente essa é a época do mês que eu + odeio (acredito que meu namorado também) fico chorona, estressada e viro a Magali, quero comer tudo que vejo na minha frente!

A TPM (tensão pré-menstrual) pode ter vários sinais e sintomas que podem ser manifestados de 10 a 15 dias antes da menstruação.

Alguns sintomas mais comuns são: retenção hídrica (inchaço); irritabilidade; aumento de apetite e/ou vontade de ingerir doces; sensibilidade nas mamas; oscilações do humor; ansiedade; cansaço; insônia; constipação intestinal (prisão de ventre); até depressão nos casos mais graves.
Os desequilíbrios hormonais são conhecidos como fatores que causam a TPM. Esses hormônios, assim como tudo que forma nossa organismo e são essenciais para o seu funcionamento, são formados a partir dos nutrientes presentes nos alimentos que ingerimos. Se evitarmos os desequilíbrios nutricionais, como conseqüência podemos corrigir os desequilíbrios hormonais.
Um hábito alimentar adequado que visa uma boa ingestão, digestão, absorção dos nutrientes, equilibra o organismo e estimula o seu melhor estado de saúde.
Algumas orientações nutricionais para amenizar a TPM
– O excesso de cafeína pode causar irritação, hiperatividade, ansiedade, cansaço e alteração de humor. Então os produtos que contêm cafeína (café, refrigerante tipo coca-cola, chá-preto, chá-mate e chocolate) podem ser evitados;
– Para evitar os inchaços: diminua o sal, inclua alimentos diuréticos no cardápio (pepino, salsinha, melancia, melão, abacaxi) e tome 2 litros de líquidos por dia (água, sucos naturais e chás);
– Use mais fibras (pão e torrada integral, granola, farinha de maçã ou banana verde, linhaça, aveia, farelo de trigo, grão de soja) para prevenir a constipação intestinal;
– Consuma carboidratos complexos (maçã, pêra, banana, ameixa, laranja, barra de cereais ou uma salada de frutas) de 3 em 3 horas para controlar a vontade de ingerir doces;
– Inclua de 4 a 5 porções por dia de saladas verde-escuras (couve, brócolis, mostarda, taioba), elas são ricas em magnésio, facilitando a circulação sanguínea e atuando como diurético.
– Tenha uma vida Saudável!

Fonte – ATII (Associação dos Técnicos Industriais de Ipatinga-MG)