A transição capilar é o momento em que se decide parar de utilizar produtos químicos alisantes nos fios, assumindo assim a textura natural dos fios, seja ele ondulado, cacheado ou crespo.

A maioria das pessoas passam pela transição após se cansarem de usar o cabelo liso ou muitas vezes por sofrer corte químico

Isso ocorre quando utilizamos químicas incompatíveis no cabelo, o que pode resultar em uma quebra muito agressiva, geralmente o cabelo ‘estoura’ entre os fios virgens e os quimicamente tratados.

imagam: Blog Desventuras de uma cacheada

O mais difícil do processo da transição é lidar com as duas texturas do cabelo, os cabelos naturais têm características completamente diferentes dos fios que são alisados. Quando a raiz começa a crescer e ganhar volume, a briga entre a diferença entre texturas pode ficar gritante.

É bem interessante que você conheça o seu tipo de cabelo, sim, não sei se você sabe disso, mas sim, existem tipos de cachos diferentes. Foi criada uma tabela que classifica as diferentes texturas que vão do 2A ao 4C, sabendo (ou ao menos tendo uma ideia bem próxima) de qual é o tipo do seu cabelo, fica mais fácil encontrar o produto certo para a necessidade dos seus fios.

Foto: Getty Images

É normal você encontrar dois ou mais tipos de cachos diferentes, isso pode acontecer mesmo. O meu cabelo é uma mistura de 3A e 3B por exemplo.

Eu nunca fiz químicas alisantes, aliás fiz duas mas ‘enganada’ pelo profissional – em uma das ocasiões ele disse que seria uma selagem, mas passou uma progressiva com formol me lembro da fumaça cinza, do cheiro forte e da garganta ardendo durante o procedimento. Mas eu não sabia o que era a tal progressiva, então fiz enganada!

Na outra me falaram que era uma cauterização que iria reconstruir a fibra do meu cabelo, já que eu estava escurecendo ele após quase 1 ano usando luzes. Tive que recorrer a blog pra achar alguma foto daquela época :/ (2011)

O que pode te ajudar nessa fase

Texturização- É um tipo de finalização que é feita para modelar o formato dos cachos, algumas técnicas são bem conhecidas como: Fitagem, twist, plopping e bigudins.

Big Chop – Corte realizado para tirar toda a parte com química do cabelo durante a transição, também é conhecido como BC.

Difusor – É um acessório é acoplado ao bocal do secador de cabelo, esse acessório auxilia na secagem e definição dos cachos. Procure um modelo com encaixe universal, pois ele na maioria das vezes não vem junto ao aparelho.

Modelador de Cachos – Se para alisar também recorria a prancha para esticar os fios, durante o período da transição você pode usar também um modelador para auxiliar na formação dos cachinhos. É muito importante proteger os fios usando um spray ou um leave-in termoativado. Só use o aparelho quando o cabelo estiver totalmente seco.

Cronograma Capilar – Já falei aqui sobre ele,  é outro aliado para quem está passando pela transição, pois essa rotina de cuidados vai ajudar a fortalecer o cabelo que está nascendo.

Sabemos que não é um período fácil, seja ele deixar de fazer uma química ou mesmo a aceitação do cabelo natural, mas se é o que deseja, se tem certeza persista e não desista. Passar pela transição não é algo fácil, mas também não é impossível. E como a palavra mesmo diz: não dura para sempre!

Algumas fases do meu cabelo

A minha transição foi a aceitação, deixei de fazer escovas e tratamentos que tiravam o volume, definição dos cachos e deixavam o cabelo ondulado ou sem volume.

Hoje em dia é muito mais fácil cuidar tanto dos cachos, como saber que há um suporte de produtos no mercado cosmético inúmeros produtos para auxiliar essa fase.

Eu separei alguns aqui da linha da Salon Line que acredito serem de muita valia para as transitetes!

Eles são ótimos para ajudar na texturização e definição dos cachos. Eu que por conta das colorações e recentemente de uma descoloração que me fez perder um pouco da definição tô sendo salva por eles.

Gel Creme #TodeCacho | Creme de Pentear SOS Bomba Transição Capilar | Gelatina Transição Capilar Muito Mais Definição #TodeCacho | Ativador de Cachos Maionese Capilar Definição Divina #TodeCacho

Mais dicas sobre transição e depoimentos você pode consultar no blog da Tô de Cacho e no Me Ajude na Transição que é um portal dedicado a ajuda e apoio de quem quer voltar aos cabelos naturais, inclusive conta com atendimento telefônico que pode ajudar você inclusive na escolha de produtos. #Ahazoou