Olá Amorecos tudo bem?

O assunto parece ser meio batido neh! mas eu percebi arrumando alguns vidrinhos que ganhei aqui nas maletas que isso acontece tanto com esmaltes novos bem como com antigos e que eu nunca havia postado sobre isso por aqui!

Os esmaltes são suspensões, ou seja, os pigmentos não estão dissolvidos no verniz, estão só misturados. Como os componentes tem densidades diferentes o pigmento mais densos ‘desce’. E a parte de cima forma tipo uma ‘óleo’

Os vidrinhos depois de um certo tempo guardados tendem a decantar, os pigmentos mais pesados e os pigmentos mais leves se dividem e por isso um pouco fica em cima e o resto pra baixo ou meio esbranquiçado.

Percebi nos meus vidrinhos que acontece mais com os esmaltes cremosos porque talvez tenham mais pigmento branco em sua fórmula e também com os que contém glitter.

Na sequência: Rita Najura e Lucky Fun Beauty Color , Mermaid PPF Studio 35, Clima Tropical Impala, Postando Gio Antonelli Colorama,Certin Ludmila by Dote, Príncipe Encantado Realce, Beleza Natural Impala e Roxo Espelhado Ludurana

Isso não significa que o esmalte estragou não jogue fora! observe a validade claro!!

Por que isso acontece?

Porque o esmalte fica muito tempo sem uso, sem ser movimentado e os componentes de densidades diferentes acabam se separando.

O que fazer?

  • Você pode só chacoalhar ou virar ou fazer movimento de rolinho nas mãos. Alguns voltam ‘ao normal’ rapidinho, outros infelizmente não.
  • Alguns esmaltes gringos vem com bolinhas de inox o que facilita misturar os componentes. Dá para encontrar essas bolinhas no mercado livre ou ebay, eu nunca vi em perfumarias :/

Uma coisa muito importante que atrasa esse infeliz acontecimento é guardar os esmaltes de maneira correta. Preferencialmente armazene seus vidrinhos em locais abrigados da luz, se o esmalte ficar muito exposto ele tendem a mudar de cor e decantar! Prefira guardar os esmaltes em pé e não deitados.

Mas mesmo com todo cuidado pode acontecer, os meus guardo todos em pé e mesmo assim sou surpreendida :/ acontece em todas as marcas de esmalte, sejam nacionais ou importadas, umas mais, outras menos. Algumas marcas são campeãs (comigo tá!) e decantam super rápido, como os esmaltes da Hits, Ludurana e da Impala

Esmaltei com o Certin da Ludmila by Dote para vocês verem que não ocorreu mudança na cor mesmo com o esmalte decantado