A Pantone revelou hoje a cor do ano para 2018, batizada de “Ultra Violet”  identificada pelo código 18-3838

Desde 2000, o instituto Pantone – autoridade mundial em cores – divulga uma cor para simbolizar o ano, escolha que acaba influenciando (e muito) o mundo da moda, decoração, cosméticos etc. Em 2017 a escolhida foi a “Greenery” segundo eles um tom de verde bem aberto e alegre.

Mudando radicalmente a proposta para 2018 a nova cor escolhida pela Pantone para simbolizar o ano que está por vir é um tom de roxo puxado para o violeta e um lilás mais escuro, descrito no site do instituto como uma cor “dramaticamente provocativa e reflexiva”.

Segundo Leatrice Eiseman, diretora executiva do Pantone Color Institute, a cor foi eleita por “comunicar originalidade, engenhosidade e um pensamento visionário”.

“É também a mais complexo de todas as cores”, diz Leatrice. “Porque leva duas sombras que aparentemente são diametralmente opostas – azul e vermelho – e as traz juntas para criar algo novo”.

Para 2018, a proposta foi outra. “Queríamos escolher algo que trouxesse esperança e uma mensagem edificante”, explica

Aeeee o roxo voltou!

Não é a primeira vez que um tom de roxo é escolhido como a cor do ano pela Pantone; em 2014, foi a vez do “Radiant Orchid” (18-3224), um tom de lilás com nuances mais rosadas. Veja aqui 

Em nota oficial, o instituto usou muitas imagens de galáxias para ilustrar a nova cor, relacionando-a com os mistérios do cosmos e “o vasto céu noturno e sem limites que simboliza as possibilidades e continua a inspirar o desejo de buscar um mundo além do nosso”.

De acordo com a nota, a escolha também foi inspirada em símbolos da criatividade e da individualidade. “Ícones musicais como Prince, David Bowie e Jimi Hendrix trouxeram tons do ‘Ultra Violet’ à tona na cultura pop como expressões pessoais de individualidade”, afirma a nota. Leia +aqui (em inglês)