Yeahhhh 2016 na área! ainda organizando a agenda dos posts mas pra não deixar o blog paradinho vamos falar de cabelo!!

Depois que publiquei o post sobre o Yasmasterol Co-Wash (frasco rosa) recebi algumas mensagens na fanpage e por e-mail de meninas com dúvidas sobre a técnica.

E me dei conta que nunca havia publicado sobre ela no blog, até porque eu também comecei a fazer a pouco tempo. Na verdade eu já fazia mesmo sem saber que fazia, mas fazia errado, agora que aprendi vamos conhecer também?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mas afinal o que é o tal Co Wash?

O termo é uma redução de “conditioner washing” no português “lavar com o condicionador”.

É uma técnica que utiliza apenas o condicionador SILICONE FREE para lavar os cabelos. O produto possui agentes emolientes capazes de promover a higienização suave dos fios.

Qualquer pessoa pode fazer o Co-Wash?

Sim, porém a técnica é mais indicada para quem tem cabelos muito secos ou ressecados, cabelos danificados, quimicamente tratados ou que estejam passando pela transição capilar.

Para quem tem cabelo muito oleoso não é recomendado pois pode acontecer o efeito contrário, os fios podem ficar com excesso de hidratação, deixando um aspecto sujo e pesado.

Dá para fazer utilizando qualquer condicionador?

Não, lembram que eu falei que fazia sem saber o que era e que fazia errado então! Aqui está o ponto mais importante da técnica, pois não deve ser usado qualquer tipo de produto.
O condicionador não pode conter silicones insolúveis, petrolatos e parafina, substâncias que normalmente encontramos também em cremes de pentear, leave-in, óleos, máscaras e etc.

Por que evitar esses componentes?

Com o uso contínuo eles acabam “grudando” nos fios e não saem com o uso do condicionador, eles só são retirados completamente pelos ativos detergentes contidos nos shampoos, como o sulfato, por exemplo. E sabemos que shampoos com sulfato ressecam por demais os cabelos no geral em especial os cacheados e crespos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Quais os benefícios do Co-Wash para os cabelos?

Os xampus convencionais possuem detergentes que retiram a sujeira e os resíduos de outros produtos que ficam acumulados em nossos fios de cabelo, mas muitas vezes eles acabam retirando também a oleosidade natural dos fios, causando ressecamento excessivo e danificando a fibra capilar, porque eles abrem as cutículas dos fios.

a higienização com condicionador não agride os cabelos e evita o ressecamento dos fios, pois não retira a hidratação natural das madeixas devido ao seu pH, que mantém a cutícula selada. O cabelo fica limpo e hidratado ao mesmo tempo.

Para fazer o Co Wash você deve prestar atenção e NÃO utilizar produtos que contenham:

1- Silicone: mesmo tendo a função de impedir a perda de umidade e doar brilho, vai se acumulando no fio e só é eliminado completamente com shampoo com sulfato, que pode ressecar o cabelo. A solução é abolir o silicone.

2- Sulfatos: Sobre eles vocês já devem ter lido em alguns dos posts aqui do blog quando resenho produtos de cabelo, pois são proibidos para as adeptas da técnica do Low Poo.
Os sulfatos são encontrados comumente em xampus e você pode identificar no rótulo pelos nomes: Lauryl Sulfate e Laureth Sulfate, principalmente.

A explicação mais simples para isso não é científica, mas baseada nas descobertas feitas pela cabeleireira Lorraine de que a não utilização de sulfatos para limpeza dos cabelos deixam os cachos mais saudáveis, mais definidos e com mais brilho. Sem contar que nos livra da ditadura dos lisos. +aqui

3- Óleo mineral:  Nos rótulos você pode identificar com os nomes de parafina líquida, parafina sólida e petrolato (vaselina): Esses compostos são todos derivados de petróleo e também não são indicados por formarem uma barreira na superfície do couro cabeludo que o impede de respirar.
Dê preferência por condicionadores com óleos 100% vegetais, de propriedades hidratantes.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Como fazer o Co-Wash?

Não tem segredo! Na hora de lavar os cabelos você vai colocar uma quantidade generosa de condicionador nas mãos, a mesma quantidade que usaria de xampu e aplique nos fios úmidos, massageando o couro cabeludo para retirar as impurezas e depois enxágue.

Para retirar as substâncias que não saem sem o uso dos detergentes (silicones insolúveis, petrolatos e parafina) é indicado que a higienização com co-wash seja alternada com a lavagem convencional utilizando xampu (com sulfato) e condicionador comum.

Por exemplo, se você for lavar o cabelo duas vezes por semana, pode optar por fazer co-wash em uma das lavagens e na outra você utiliza o xampu e condicionador.

Tem um post muito bacana no blog do Ronaldo Cachos explicando também sobre a técnica

fotos: Thinkstock