Você sabe como cuidar dos lábios nos dias mais frios? Eu tenho os lábios super ressecados, mesmo nos dias mais quentes sofro com isso. A descamação dos lábios é o sinal evidente de que é preciso tratar a desidratação.

Por mais que seja super tentador, evite puxar as pelinhas pois isso só agrava a situação. Se você fizer isso vai machucar ainda mais a região

Arrancar a pele também pode ocasionar um grande problema, fazendo isso você abre uma porta para a entrada de bactérias, fungos e vírus, principalmente o da herpes.

Lábios ressecados: Como cuidar dos lábios nos dias mais frios

imagem: shutterstock

O primeiro passo é hidratar de dentro para fora, ingerindo dois litros de água por dia, no mínimo.

Outro cuidado importante é caprichar nos hidratantes labiais, eu sou a louca dos lip balms e adoro testar todos os tipos e sempre compro algum quando visito uma drogaria ou farmácia!

Observe os ativos eu prefiro os que tenham algum desses: dexpantenol, ceramidas, vitamina E e A, manteiga de karité, manteiga de cacau, ácido hialurônico, silicones e cera de abelhas.

A aplicação destes produtos deve ser feita várias vezes ao dia, sem moderação, já que ao comer, beber e falar removemos progressivamente os ativos em contato com os lábios. Para quem gosta de se maquiar, é essencial usá-lo antes da aplicação do batom principalmente se for usar algum mais sequinho de efeito matte.

Dê preferência para uso durante o dia de produtos com filtro solar, e mesmo no frio esse cuidado é importante. Se estiver muito ressecado prefira batons mais hidratantes, dê preferência certifique-se de que eles possuem os ativos já citados.

Soluções caseiras também são aliadas no combate ao ressecamento dos lábios.

Esfoliação – Mel e açúcar; Diminuir ardência (no caso da pele já estar machucada) –  Compressa com chá de camomila gelado por dez minutos; Hidratação – mistura homogênea e pastosa de água mineral com amido de milho, aplicar nos lábios e deixar agir por 10 a 15 minutos. Além de hidratar e amaciar, acalma a região e ajuda a remover de modo delicado as peles que estão se soltando.

Na hora de dormir prefira os produtos regeneradores, eu gosto de usar os que tem cera de abelha ou dexpantenol

Já fiz vários posts aqui no blog testando produtos específicos para os lábios, você pode conferir algumas das resenhas buscando na lupinha ou clicando nos links abaixo

Lip Balm The Body Shop aqui | Balm Sabrina Sato aqui  | Balm Nivea aqui | Esfoliante Koloss aqui | Lip Care Nivea aqui | Bepantol Derma aqui | Ceralip La Roche Posay aqui