Olá Amorecos tudo bem?

Já estamos na reta final do mês de Abril, e esse mês já começa na ‘doideira’ marcado pelo dia da mentira, sempre caio em várias não adianta eu esqueço #noob.

O tema para a postagem coletiva do blog do Inspire B. não poderia ser outro – os mitos – ou mentirinhas de beleza que muitas pessoas acreditam, mas na verdade são apenas enganação.

Eu pensei em escrever sobre maquiagem, mas depois me veio em mente o tema cabelos, e em principal os cacheados. Confiram:

 

1. Cabelos crespos/cacheados tendem a ser mais ressecados. VERDADE

Esse tipo de cabelo tem um formato de espiral, e fica difícil a oleosidade natural da raiz ser distribuída pelo comprimento e chegar até as pontas +aqui, o que causa aquele efeito ressecado. Por isso, é importante investir em cuidados específicos para repor essa oleosidade nos fios: hidratações, umectação e nutrição capilar.

2. É preciso usar muito creme de pentear para e diminuir o volume e domar os cachos. MITO

Bom eu primeiro não gosto desse termo ‘domar os cabelos’ pois meu cabelo não é bicho neh! mas é como muita gente se expressa, algumas pessoas podem descordar de mim mas ninguém merece passar quilos de creme no cabelo até ele ficar grudado na cabeça sem que um fio sequer saia fora do lugar +aqui 

Além de deixar a cabeleira suscetível a caspas e mofo (o que pode levar a sérios problemas no couro cabeludo e até queda ou quebra dos fios), totalmente desnecessário e $$$$ neh gente pois produtos não vem de graça da perfumaria para nossa casa!

3. Usar chapinha diariamente deixa o cabelo sem definição. VERDADE

Cabelo tem memória! se você estica ele vai entender que tem que ficar esticado! se tiver alguém em transição lendo esse post vale saber também que apesar de não ser um processo químico, o uso da chapinha constantemente, modifica completamente a estrutura capilar. O calor excessivo retira toda a umidade dos fios, deixando-os mais frágeis, sem definição e rompendo as pontes que formam nossos cachos. Se gosta use com moderação, tenha cuidado e use um bom protetor térmico antes!

4. As técnicas no e low poo não são eficazes e deixam o cabelo sujo. MITONão sei quem inventou essa bobagem, mas vamos esclarecer! Quem segue as técnicas, sabe que não é simplesmente “parar de lavar o cabelo” como já li alguns comentários por ai é sim uma forma/técnica mais higiênica de suspender o uso de certas substâncias que são prejudiciais para os cachos como sulfatos e silicones. Saiba +aqui sobre no e low poo

5. Cabelo cacheado/crespo não se deve lavar todos os dias. VERDADE

Acho que nem a minha mãe que tem cabelo liso e mega oleoso lava todos os dias, mas tem muitas meninas que só conseguem arrumar os cabelos quando molhados e acabam abusando das lavagens. Os cabelos crespos e cacheados são naturalmente ressecados. Lavar o cabelo com shampoo, retira a oleosidade natural dos fios. O que pode deixá-los quebradiços, e até sem definição então é melhor optar por lavar os fios de 2 a 3 vezes por semana.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

6. Existem relaxamentos que servem apenas para diminuir o volume e não danificam o cabelo. MITO

Bom vai ter cabeleireiro lendo esse post e me xingando, mas o que escrevo é com base no que aprendi com diversos profissionais que conheci da área tanto cabeleireiros, como químicos, técnicos, enfim gente que estudou e sabe do que está falando!
Não tenho nada contra quem decide usar químicas o cabelo, eu não incentivo o uso de químicas (relaxamentos e alisamentos). O cabelo crespo/cacheado forma naturalmente lindas ondas,cachos e até mesmo o tão sonhado black power que eu mesmo tendo muito cabelo não tenho estrutura para tal…
Quando utiliza-se produtos químicos para relaxar ou alisar, consequentemente estamos “quebrando” essa estrutura. É por causa desse processo, que os cabelos ficam fragilizados e quebradiços. A palavra quebra já me causa arrepios, como algo ‘quebrado’ pode ser tão bom quanto o original?!

7. Pentear o cabelo seco danifica os fios. VERDADE

Se alguém ai já teve seu cabelo ‘esticado’ quando criança pela sua mãe ou avó, ou já tentou desembaraçar os cabelos secos sabe do que eu estou falando!
O cabelo fica com um volume bizarro tipo Elke Maravilha! sem brilho e olha o chão, um monte de fios quebrados uma tristeza só!
O que acontece é que o atrito do pente com o cabelo seco gera eletricidade (você já deve ter feito experiência assim na aula de ciências no ensino fundamental) e como a nosso tipo de cabelo é muito sensível, não é aconselhável pentear o cabelo seco. Aliás pente aqui em casa eu tenho mas nem uso mais!!

8. Alisei e me arrependi, existem produtos milagrosos para “voltar a cachear”. MITO

Sim é triste mas não existe mágica, assim como não alisou sozinho não voltará sozinho! Quem já decidiu parar com a química sabe que voltar a cachear o cabelo requer muita paciência, cuidado e dedicação. Talvez por saber disso eu nunca tenha me rendido ao mundo das escovas progressivas e alisantes mesmo quando não assumia meu cabelo!

Se alguma pessoa te indicar um produto para tirar a progressiva, voltar os cachos,etc desconfie! Só tem um tipo vitamina que conheço que vai resolver, chama-se Vitamina T (t-soura)!

Claro que existem muitos produtos que ajudam a recuperar os cabelos danificados, e para quem tem medo ou não quer fazer um BC (cortar toda a parte com química), existem químicas mais amenas para dar forma ao cabelo para que você possa com uma rotina de cuidados aos poucos voltar a ter seu cabelo cacheado natural

9. Cabelos crespos e cacheados são mais propícios ao frizz. VERDADE

Eu aprendi a lidar com o efeito frizz, costumo dizer que o frizz é a vida dos cabelos cacheados!  Como nosso tipo de cabelo não retém muita oleosidade, nossos fios tendem a ficar arrepiadinhos.
Mas desencana todo cabelo tem frizz! mas tem alguns vários produtos no mercado com óleos e outros compostos que ajudam a diminuir esse efeito.

10. Trocar o condicionador pela máscara deixa o cabelo mais hidratado. MITO

A máscara hidratante e condicionador, tem funções diferentes para o cabelo. A máscara serve para repor as substâncias que nosso cabelo precisa, e o condicionador para fechar as cutículas dos fios. Por isso, o correto é usar primeiro a máscara e logo depois enxaguar com o condicionador.

Algumas máscaras tem o Ph mais ácido e uma composição mais adequada para condicionar o cabelo, nesses casos pode-se dispensar o uso do condicionador.
É bom analisar sempre os ingredientes e composição, eu por exemplo muitas vezes deixo de usar o condicionador por estar usando uma máscara mais hidratante. Pesquise e faça um teste.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

11. O cabelo Cacheado deve ser cortado a seco. VERDADE

Nosso cabelo tem formato de mola, logo uma não é 100% igual a outra, cortar os fios com os cabelos molhados sempre pode dar uma alteração no tamanho desejado porque o cabelo, quando seca, sempre dá uma encolhida. Como a seco isso não ocorre, facilita a visualização do real comprimento e planejamento do corte. É super difícil encontrar profissionais especializados em corte para cabelos cacheados, então é super importante procurar um profissional que saiba o que está fazendo, antes de cortar o cabelo seco. Esse tipo de corte é delicado e pode causar alguns danos aos fios, se feito erroneamente.

Um dos sinais de que chegou a hora de aparar os fios é quando eles ficam ressecados e quebradiços, mesmo após uma hidratação. Ou quando o cabelo começa a perder a forma, volume e definição.

12. Cabelo cacheado dá mais trabalho MITO

Para mim é mito, todo cabelo dá trabalho neh gente! cuidados dão trabalho mas as pessoas tem mania de vitimizar as cacheadas, dizendo que somos reféns de cremes e água !? oie, oie,oie?!
Cabelo cacheado não é mesmo um cabelo que dê simplesmente pra levantar da cama e sair. Mas quem alisa também não! tenho várias amigas que tem uma “ritual chapistico” antes de sair 20 min dedicados a chapinha, eu não gasto nem 5 min pra borrifar água e as vezes aplicar um pouco de leave-in.

A não ser que seu cabelo seja super liso, oriental mesmo, provavelmente você também tem trabalho com seu cabelo. Se você seca o cabelo todo dia com o secador, se faz escova progressiva, deve ir muito mais ao salão do que uma cacheada natural. Neste caso “dar trabalho” é uma coisa relativa, né, seja ele como for, quando você pega o jeito de cuidar do seu cabelo ele deixa de te dar “trabalho”.

13. Pessoas de cabelo cacheado têm muito cabelo MITO

O formato dá mais volume e, assim, a impressão de que há mais cabelo. Mas, na verdade, há pessoas cacheadas com pouco e muito cabelo assim como há lisas com pouco e muito cabelo. A quantidade de fios na cabeça depende de vários fatores genéticos, não só da textura.

Eu cresci achando que tinha muito cabelo, hoje encontro cacheadas com o dobro, o triplo de volume que eu (e olha que ironia eu acho lindo, antigamente se fosse comigo eu choraria, agora choro pq não tenho tanto cabelo!)

14. Se eu seguir o cronograma capilar vai me ajudar a recuperar o cabelo danificado. VERDADE

O cronograma serve para repor água, vitaminas, nutrientes, lipídeos e massa da fibra capilar. Por isso ele é tão importante para manutenção do cabelo saudável e reestruturação do cabelo danificado.
Confesso sou super preguiçosa mas preciso cuidar de fazer no meu cabelo, principalmente depois da química (coloração vermelha) ele tem ‘gritado’ por mais cuidados. Mas sem essa, não precisa de paranoia. Apenas fique atento a qual etapa do cronograma o seu cabelo precisa. A intensidade e continuidade das hidratações, nutrições e reconstruções vão depender da necessidade do seu cabelo
15. Não posso usar secador no meu cabelo MITO

Eu só consegui me acertar com o secador quando comecei a usar o aparelho com o difusor +aqui. Na hora de secar coloque as pontas e o comprimento dos fios dentro do acessório e leve-os até a raiz. Deixe por alguns segundos, mantendo o equipamento parado e com a temperatura morna, e repita o processo em toda a cabeça. Alguns aparelhos têm controle da temperatura e indicam qual é a adequada para os cabelos ondulados, cacheados e afros.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

16. A toalha de banho comum causa frizz no cabelo. VERDADE

Alguns hábitos já são tão enraizados na rotina que ninguém desconfia de sua eficácia. É o caso da toalha de banho comum, que causa frizz nos cabelos cacheados e deve ser evitada sempre que possível.
Secar com papel toalha é eficaz mas nada econômico, você pode usar um tecido de algodão como uma camiseta ou fralda de pano mas não esfregue nos fios. Espalhe o leave-in, coloque o cabelo dentro da toalha e amasse-o subindo em direção à raiz.

17. Prender os fios ainda molhados quebra o cabelo MITO

O que acontece é que o cabelo vai ficar úmido por um tempão, mesmo depois de lavar a cabeça de novo. Se você não aguenta ficar com os fios soltos depois do banho, espere secar um pouco e faça coque bem frouxo e evite o rabo de cavalo.

18. Só devo pentear o cabelo molhado VERDADE

Primeiro eu gostaria de te propor um desafio, caso você já não o faça! Já tentou abandonar os pentes e escovas?! Se sim ótimo, se não tente!
Já falei que não é bacana pentear o cabelo a seco neh! isso desfaz o formato em espiral e deixa os cachos com um volume feio e indesejável. Logo após o banho com os dedos ou com um pente de madeira com dentes BEM largos, que evita o arrepio e a quebra dos fios. Comece a desembaraçar pela parte de baixo do cabelo, siga para as pontas e, por último, para o comprimento.

19. Cabelo cacheado tem fio grosso. MITO

O formato de mola do cabelo cacheado dá mais volume então as pessoas pensam que o fio é mais grosso. Mas é justamente o contrário. Os cabelos cacheados são mais finos do que os cabelos lisos — e é justamente por essa leveza que eles precisam de peso para não armar ou crescer para os lados .
Demorei para aceitar isso quando aprendi rsrs pois é uma baita contradição já que cresci ouvindo que o cabelo precisa ser comprido “pra pesar”, mas ao mesmo tempo dizia que meu fio era “grosso”

20. Cabelos crespos/cacheados demoram muito para crescer ou não crescem. MITO

O crescimento do cabelo não está relacionado com o tipo ou formato. Na maioria das vezes, são questões genéticas e hormonais que irão definir se você tem ou não um bom crescimento capilar. O que acontece com os cabelos crespos e cacheados, é que a medida que ele cresce, ele também encolhe. E é esse bendito “fator encolhimento” que faz nossos cachinhos ficarem definidos.
Eu por exemplo sempre sonhei com um cabelo na cintura pois uma prima tinha lindos e compridos cabelos cacheados (há alguns anos ela alisou e acabou com meu sonho infantil!), aprendi que cada cabelo tem um crescimento diferente e desapeguei do comprimento, hoje eu prefiro volumão a comprimento na bunda 😛

Gostou!!! Então veja ao lado, o que as amigas do

Estão dizendo sobre este mesmo assunto.

Bipolaridade Feminina por Carol e Aline Rivieri Jackie Make Up & Beauty por Jackie Siqueira
KKBeauty por Kamilla Kleine Sacolando por Lu Gimenes
Testei... e você??? por Ana e Isa Araujo Conheça o Inspire B.