Faz algum tempo que eu não posto nada aqui no blog sobre saúde e nutrição, essa matéria elucidou uma dúvida que eu tinha sobre a granola, composto comum para quem faz dietas ou tenta controlar o peso

A especialista Nathália Guedes esclarece se granola engorda ou emagrece: “A granola pode ser utilizada numa dieta de emagrecimento sim.

Mas a quantidade deve ser adequada para cada tipo de dieta”, explica. Afinal, nenhum alimento faz ninguém emagrecer sozinho. É fundamental incluir a granola em uma dieta equilibrada, mais a prática de exercícios físicos.
A granola é um composto de cereais torrados que fornece a maioria dos nutrientes necessários para o nosso organismo.

Mas a nutricionista recomenda analisar os produtos, já que atualmente existem muitos tipos de granola à venda no mercado, com cacau, mel, passas, por exemplo.

Para uma dieta saudável, o ideal segundo ela é que a granola não contenha muito açúcar nem contenha mel. Ao contrário, é bom escolher as que têm mais fibras, por exemplo, que atuam no bom funcionamento do intestino. “Hoje em dia se encontra produtos com chocolate, mel, ingredientes que fazem engordar”, explica.
Mas a granola é indicada, se consumida em pequenas quantidades – pois afinal ela contém calorias, e quanto menos comsumi-las, melhor. “As pessoas que utilizam devem ficar atentas aos rótulos por exemplo: 1/2 xícara de chá de granola ou 40 gramas tem 135 Kcal, o que pode ser considerado alto, mas possui 3,8 gramas de fibras”, indica.

A granola tem seus efeitos na saúde: pode reduzir o risco de doenças cardiovasculares, controlar a glicemia (bom para diabetes), aumentar a sensação de saciedade e auxiliar na digestão, além de ter funções antioxidades. Isso tudo porque suas propriedades nutricionais são extensas: vitaminas A, B1, B2, B6, B12, vitamina C, ácido fólico, proteínas e minerais, como o zinco.
“É muito interessante usar a granola por exemplo com frutas, uvas secas e iogurte”, aconselha Nathália. Utilizada de forma correta pode ser incluída no cardápio de todos.

Gostei muito dessas dicas e vou ficar atenta na minha próxima comprinha pq confesso que sempre procuro as que tem mel, uvas passas e outras coisitas que deixam a granola + docinha… as tentações da páscoa estão acabando agora é olho na balança rs

Fonte: Vila Mulher