Search
Close this search box.

E quando o esmalte acaba? Reciclagem Saiba como descartar os vidros corretamente

Levanta a mão quem ai tem mais de 20 vidros de esmalte?! o/

Sem dúvida os esmaltes viraram acessórios mais que indispensáveis para as mulheres, e foi o cosmético que mais cresceu no mercado apresentando novidades em cores, tecnologias, texturas nos últimos anos. O Brasil já é o 2º país em consumo no mundo!!

Mas os compostos químicos utilizados na composição de cada produto podem causar danos severos ao meio ambiente, principalmente se descartados de forma incorreta.

 

 

 

 

 

 

 

 

Sabemos que os próprios fabricantes deveriam investir em postos de coleta de vidros e esmaltes vencidos para evitar essa contaminação, mas aqui na cidade de São Paulo somente uma das marcas possui um coletor que se encontra fixado em uma grande loja de cosméticos. +informações aqui

Esta é uma ação importante, já que a embalagem de esmalte não pode descartada junto ao lixo comum, pois acaba indo para um aterro e ao quebrar, os compostos químicos entram em contato com o solo e atingem lençol freático, podendo causar contaminação da água.

O consultor ambiental Alessandro Azzoni explica o passo a passo para higienizar e descartar os esmaltes de forma correta e não prejudicar o meio ambiente:

  • Não jogue o vidro de esmalte no lixo comum;
  • Se houver esmalte dentro, utilize-o para pintar algo (salto de sapato, copos, vasos, esculturas), senão derrame o esmalte sobre uma folha de papel, e espere alguns minutos até que a química evapore.
  • Coloque um pouco de removedor de esmalte dentro do vidro seco e mexa até dissolver o restante do produto. Faça isso duas vezes;
  • Com o vidro limpo poderá descartar junto com os demais vidros para reciclagem;
  • Separando o vidro e o plástico da tampa cada um no seu respectivo lugar;
  • O papel usado poderá ser descartado no lixo comum, pois o esmalte já secou e sua química evaporou;