Como ter unhas saudáveis? Dá para ter unhas bonitas sem tirar as cutículas?
Reuni neste post algumas dicas para manter suas unhas e cutículas saudáveis e bonitas

Cutículas

Bom eu não tiro as minhas há mais de 6 anos, mas sei que é difícil abandonar esse hábito, eu já vivi isso!
Acho que é uma questão cultural (nos EUA e Europa as mulheres nãos costumam tirar) aqui no Brasil desenvolveu-se a mania de se cortar as cutículas por motivos estéticos. O mais comum é que isso seja realizado pelo trabalho das manicures, mas muita gente também costuma roer ou cutucar as cutículas quando está distraído ou nervoso. 

As orientações médicas dizem que você não deve retirar a cutícula, pois elas são como uma proteção ao organismo, e quando retiradas deixam as portas abertas para doenças e bactérias. As vezes bate um nervoso e muita gente tem a mania de roê-las os cortes e rasgões se enchem de bactérias, o que não será benéfico para a saúde das unhas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Se você não consegue deixar de tirar, tente tirar o mínimo possível, e sempre depois de retirar a cutícula aplique um spray antisséptico, como uma prevenção. Já falei sobre isso aqui se você costuma fazer as unhas em uma manicure procure levar sempre o seu próprio alicate 😉

Hidratação

No verão as cutículas tendem a ressecar mais. E todas nós sabemos que é quando ela está ressecada que aquelas pelinhas resolvem levantar, né? urghhh

Para resolver o problema de cutículas ressecadas, aposte em produtinhos que são específicos para a hidratação desta área, além de sempre beber bastante água! Um produto que eu amo para as cutículas e acredito que a maioria de vocês já conheça é a Cera Nutritiva para unhas e cutículas da Granado (+aqui), tem também e a caneta hidratante da Océane Femme (+aqui).

Se você tem em casa e costuma usar spray secante de esmaltes é uma boa alguns são formulados com óleos que ajudam na hidratação, o meu favorito do momento é o Spray Secante de Esmaltes de Óleo de Cravo da Cless (+aqui) que auxilia na hidratação de unhas e das cutículas.

Unhas 

Alimentação
Uma boa alimentação, rica em vitaminas, minerais e proteína, reflete em unhas fortes e bonitas. Além disso, é importantíssimo beber bastante água: o ideal são no mínimo dois litros por dia.

A escolha da base
Escolha a que mais se adequar às suas necessidades e aplique nas unhas antes de pintá-las, para que o esmalte não fique direto em contato com a unha.
Importante: Sempre que usar esmalte, use uma base por baixo. Para quem sofre com as unhas fracas (que descamam), uma base fortalecedora não pode faltar, minha mãe tem as unhas bem diferentes da minha as dela são fracas e quebradiças ela usa a base niveladora ou a base para fortalecer da Risqué Technology e tem obtido bons resultados!

Use apenas removedor de esmaltes: acetona hoje em dia, nem pensar: ela resseca a unha! Os removedores sem acetona não ressecam e ainda deixam a unha brilhante

Dicas Bacanudas

Esfoliação
Isso mesmo! use um esfoliante nas unhas, massageando-as com cuidado assim as células mortas se desprenderam, após use um hidratante para mãos ou creme especifico para as cutículas os dedos ficarão mais hidratados e sem nenhum fiapinho de cutícula ‘abusada’ levantando;

Polimento
Sabe aquelas lixas que vendem na perfumaria que vem normalmente co, uns números (lado 1, lado 2,etc)? Se você não tem uma, e não sabe para que serve trate de comprar! c
Experimente polir suas unhas, elas vão ficar mais lisinhas e o esmalte vai aderir melhor a superfície da unha. A lixa remove saliências, dá polimento e brilho às unhas.
Vale também ensinar o irmão, namorado, marido a usar pois o efeito é bem similar ao da base ideal para homens que gostam de manter as unhas bem cuidadas, mas que acham exagero passar base.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Condicionamento
Se você quer como eu não tirar mais cutículas esse passo é fundamental, ou se você é daquelas que não consegue se ver livre do alicate mas se desespera quando não dá tempo de ir na manicure, fica ligada nisso também!

Use um amolecedor de cutículas e uma espátula arredondada eu gosto de usar espátula de madeira mas você encontra por ai de plástico e metal também, empurre as cutículas, sem cortá-las, para que se condicionem a serem retraídas. Cuidado! não force demais e evite instrumentos afiados ou pontiagudos (não use a ponta do alicate viu!) pois eles podem furar ou cortar a cutícula e ainda ‘machucar’ a matriz da sua unha.

Cuidar das unhas também previne doenças

  • Além de ficar de olho nas características que elas exibem, é muito importante não vacilar em relação à higienização.
  • Mantenha as unhas limpas e secas.
  • Deixe-as retas na frente e ligeiramente arredondadas nas laterais. Assim, há menos risco delas quebrarem ou de encravar
  • Nem pense em roê-las!!
  • Evite lixar a parte de cima da unha com a lixa normal, pois isso destrói a camada superficial de queratina da unha. Para lixar a parte de cima use a lixa de polimento
  • Para afastar as chances de contaminação no salão de beleza, o ideal é levar seu próprio kit de manicure.
  • Evite tirar um esmalte e passar outro em seguida. Nos intervalos sem o produto, utilize um hidratante sobre as unhas
  • Não futuca!! Nunca mexa em unhas encravadas. Procure um especialista, preferencialmente um podólogo.

Espero que tenham gostado das dicas 😉

fotos: Getty Images