Recebo muitos comentários perguntando sobre como eu faço par ter unhas tão compridas. Já fiz vários posts por aqui com dicas, minhas unhas são fortes eu conto com o fator genética mas os cuidados também são necessários! Vou reunir novamente em resumo alguns dos meus cuidados.

Corte de vez em quando!

Eu faço um corte que chamo de ‘oxigenação‘ a cada 15 dias, pois percebo que mesmo com todo o cuidado para evitar a quebra depois de certo comprimento, elas começam a descamar e vão desfolhando nos cantinhos o que acaba causando a quebra. Esse corte que faço é de cerca de 2 a 3 mm em média, uso um alicate e finalizo o acabamento com uma lixa de polir.

Dia sem esmalte

Sempre deixo as unhas respirarem 24 horas sem esmaltes ou base, isso permite que as unhas recuperem a hidratação natural normalmente faça isso aos sábados, aproveito para fazer uma esfoliação com o scrub nail +aqui. Se você não faz a esmaltação em casa como eu e faz no salão, retire um dia antes com um removedor de esmalte ou óleo de banana.

Usar esmaltes de forma contínua impermeabiliza a unha e bloqueia a absorção de substâncias de tratamento por exemplo (mesmo tendo algumas que indicam que o uso pode ser feito com esmalte), o que pode causar ressecamento e tornar as unhas mais quebradiças. Gosto de usar a cera nutritiva para unhas e cutículas da granado para a hidratação e/ou o óleo de cravo da Dna Italy

Não tiro cutícula

Só aqui no Brasil se tem esse péssimo hábito, para mim retirar as cutículas é como cortar um pedaço dos dedos! hahaha eu já tirei e fazia cada m*** me machucava toda, estou liberta há uns 10 anos acho!

Ao invés de retirar com um alicate, apenas empurre-as com a espátula e aplique um creme hidratante específico para hidratação. Eu já usei e indico a cerinha da granado como citado acima, a canetinha Prime Cuticle da Dani Honorato (Unha Bonita) e recentemente usando e gostando do Hidratante para cutículas da Dna Italy tem resenha aqui

Unhas delicadas

Não é meu caso pois elas são bem grossas, mas se você tiver unhas finas e que desfolham com facilidade procure usar luvas se for executar tarefas com água ou com uso de produtos de limpeza. O contato direto com esse tipo de produto pode enfraquecer e causar a temida descamação.

Alimentação

Não adianta assim como cabelo e pele, as unhas também devem receber cuidados de dentro pra fora! Proteínas carnes magras, peixe, frango e ovos; Folhas verdes escuras são ricas em vitaminas do complexo B, vitamina A, ácido fólico e ferro vegetal, que ajuda o organismo a fortalecer os níveis de cálcio, magnésio e zinco – rúcula, espinafre, brocólis etc.

Eu não gosto e não consigo comer :/ mas Oleaginosas como a castanha do Pará e de Cajú são ricas em Ômega 3, têm uma grande quantidade de selênio que além da ação antioxidante contribui para a construção de colágeno; vitamina E.

Não esqueça de beber água, muitaaaaaaaaa água!

Veja aqui minha participação no programa Domingo Espetacular da TV Record sobre a saúde das unhas X alimentação.