Já falei sobre esse assunto aqui no blog, mas a maioria das pessoas principalmente nós mulheres não dão muita importância a questão. Usar cosméticos com validade vencida  pode ser prejudicial a sua saúde!
Leia o artigo da Dra. Joyce Rodrigues sobre o assunto. Lembre-se tem vezes que – é + não adianta nada ter uma ‘coleção enorme de maquiagem, cremes e afins’ se ela estiver toda ‘podrinha’ e puder fazer mal a sua saúde. Boa leitura!
Não podemos esquecer nunca: é fundamental respeitar o prazo de validade estabelecido pelo fabricante do seu produto cosmético, que deve estar impresso na embalagem principal, aquela que está bem ao alcance dos olhos. Esta data é a máxima segura para o uso do produto, respeitando-se as regras de conservação.
O prazo de validade de cada formulação foi estabelecido mediante testes de envelhecimento acelerado, colocando-se as amostras do produto em estudo em situações drásticas, como alta e baixa temperatura e insolação. Este prazo deve sempre ser obedecido para garantir segurança e eficácia de uso. As instruções de armazenamento e uso devem ser seguidas corretamente, um batom guardado no porta-luvas do carro ficará com seu prazo de validade totalmente comprometido, é claro.
Dicas fundamentais de armazenamento
Veja como é fácil bem conservar seu produto cosmético e garantir sua eficácia:
1- Manusear qualquer que seja seu produto cosmético sempre com as mãos limpas e secas, para evitar a contaminação microbiológica cruzada. Bactérias, fungos e leveduras adoram creminhos e podem colocar em risco a sua saúde, portanto fora com essa turma de intrusos!;
2- Manter as embalagens fechadas, dentro dos cartuchos(se existirem), longe da umidade, luz solar e calor. Lembre-se que nos banheiros brasileiros, diferentemente das salas de toilette européias, o vaso sanitário, chuveiro e armários( onde ficam guardados os cosméticos) ocupam o mesmo espaço, que se constitui num ambiente permanentemente úmido, com grande população microbiana, portanto estas instruções são fundamentais para evitar a contaminação microbiológica;
3- Os produtos cosméticos devem ser de uso individual, nunca partilhe seus cremes ou maquiagem com outras pessoas;
4- Falando de produtos para cuidado da pele do rosto: Preferencialmente use os produtos da mesma linha, por exemplo, loção de limpeza, tônico e hidratante facial, pois as formulações foram delineadas para se complementar, partilhando sistemas de conservantes e princípios ativos. O que desejo dizer é que sempre que você utilizar a seqüência de produtos, conforme determinada pela empresa fabricante, a eficácia de uso será comprovada. Quando se “misturam” produtos de marcas diferentes, não há sinergia de ação e perde-se em eficácia. Portanto vale a pena investir numa boa linha de cosméticos faciais, adquirindo-a completa;
5- Os produtos, de forma geral, devem ser guardados a temperatura ambiente, porém perfumes preferencialmente podem ficar armazenados numa geladeira, ou frigobar, mas lembre-se que as fragrâncias podem impregnar tudo, portanto se você escolher guardá-los dessa forma, use um equipamento somente para isso.
Dra. Joyce Rodrigues, cosmetóloga e farmacêutica – bioquímica  responsável por pesquisa e desenvolvimento. Joyce tem MBA em Cosmetologia e é docente do SENAC e dos cursos de pós-graduação com MBA da Unicastelo/IPUPO. Fundadora do Instituto Joyce Rodrigues que oferece cursos profissionalizantes para pessoas de baixa renda de Barueri e região interessadas em atuar no mercado de beleza e estética. Palestrante em todos os estados do Brasil e em países como Portugal,  Equador, Uruguai, Itália e Alemanha. 

imagem: google | fonte: Assessoria Dra. Joyce Rodrigues