Search
Close this search box.

Pesquisa revela: Um terço das Mulheres rejeita o próprio reflexo no espelho

Muitas mulheres têm uma relação complexa com o espelho, pois estão insatisfeitas com o que veem. Em vez de focar nos aspectos negativos, elas deveriam olhar para si e encarar o reflexo como uma oportunidade de reconhecer a própria beleza. De acordo com uma nova pesquisa internacional de Dove, uma em cada três mulheres se sente ansiosa e quase nunca sorri para si mesma ao olhar para o espelho e ver sua imagem refletida (1)

 

 

 

 

 

 

 

Em resposta à pesquisa, a marca desenvolveu o curta-metragem Espelhos, que mostra a reação das mulheres quando veem seus próprios reflexos, em contraste com as de meninas mais jovens quando se enxergam refletidas.
No filme, as mulheres não gostam de ver as próprias imagens, enquanto as meninas mais jovens adoram se olhar. Dove encoraja as mulheres a sorrir quando olham no espelho.

“A mulher tendem a ser muito autocrítica ao se olhar no espelho e isso afeta em geral a sua confiança pessoal e a felicidade na sua beleza”, diz Denise Door, gerente de marketing de Dove. “Dove espera que Espelhos inspire as mulheres a reavaliar como elas se veem e garantir que todos os encontros que tenham com seu próprio reflexo sejam uma afirmação positiva de sua beleza”, afirma.

 

 

 

 

 

 

 

 

Ansiedade sobre a beleza impede as mulheres de gostar do seu reflexo

(1)Quando se olham no espelho, 60% das mulheres não veem apenas a aparência, mas também as emoções refletidas, o que está enraizado na ansiedade. Segundo o estudo internacional de Dove, uma em cada três escolhe um adjetivo negativo para se descrever. Encorajar mulheres a desenvolver um relacionamento positivo com a beleza – o que muitas vezes começa com o simples fato de gostar do seu próprio reflexo -, pode ajudar a elevar a autoestima. Dove acredita que as mulheres se sentem mais felizes quando estão bem consigo mesmas.

Meninas “refletem” o comportamento de suas mães

Ainda segundo o estudo, é importante que as mães reconheçam a própria beleza, pois as filhas sempre são influenciadas pelos exemplos positivos – especialmente se os temas são beleza, confiança e autoestima.

Dove convida as mulheres a recuperar a alegria ao ver o próprio reflexo no espelho e transmitir esse sentimento para as próximas gerações. Com o programa de autoestima, a marca já alcançou 12 milhões de jovens e estabeleceu uma meta de multiplicar a mensagem para 15 milhões até o final de 2015.

Quanto mais olha, menos gosta.

As mulheres se olham no espelho mais de seis vezes ao dia, totalizando uma média de 50 minutos, durante um período de 24 horas. Um quinto das mulheres diz que nunca foram felizes com o próprio reflexo, citando o espelho como seu crítico mais cruel. Apesar de não gostar do que veem, elas se tornam ainda mais ansiosas e querem se olhar cada vez mais – sempre que há uma oportunidade. Nos espelhos do carro (50%), em vitrines (48%) e em elevadores (44%).